Se inscreva em nossa newsletter

SENTIDOS E SIGNIFICADOS SOBRE CORPO E SOBRE DEFICIÊNCIA: TERRITÓRIOS HETEROTÓPICOS DEMARCANDO AS PERSPECTIVAS DAS CRIANÇAS E DOS ADULTOS

Em Vygostsky (2015), os significados vêm de diversos contextos e não apenas da palavra, conforme ele mesmo cita abaixo, os significados são formas complexas entrelaçando as diversas manifestações. Ele diz que  

o significado é o caminho do pensamento à palavra. O significado não é a soma de todas as operações psicológicas que estão por trás da palavra. O significado é algo mais definido: é a estrutura interna da operação do signo. Isso é o que se encontra entre o pensamento e a palavra. O significado não é o mesmo que a palavra, nem é o mesmo que o pensamento (VYGOTSKY, 2015, p. 75). 

Portanto, é possível aferir sobre os desenhos das crianças sentidos e significados com base no caminho do que se possa compreender entre as manifestações apresentadas, comumente como expressão de formas das quais não se poderá esgotar todas às análises, mas, linguagem destituída de voz. Constam fragmentos do sujeito, seus medos e seu grito, ao mesmo tempo porta-voz de suas próprias análises sobre seu cotidiano.

Sobre o desenho podemos ultrapassar os meios tradicionais adultocêntricas e, apreender por formas além das oralizadas e escritas, sobre a multiplicidade de linguagens que estão no contexto infantil, de quem desenha e sobre as demarcações de diversos contextos (GOBBI, 2002).

1 Tradução original: El significado es el camino del pensamiento a la palabra. El significado no es la suma de todas las operaciones psicológicas que están detrás de la palabra. El significado es algo más definido: es la estructura interna de la operación del signo. Eso es lo que se halla entre el pensamiento y la palabra. El significado no es igual a la palabra, ni es igual al pensamento (VYGOTSKY, 2015, p. 75).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email
plugins premium WordPress