Se inscreva em nossa newsletter

Coordenação geral

ROMILSON MARTINS SIQUEIRA

PUC Goiás

Pós Doutor em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFG, supervisão do professor Luiz Fernandes Dourado. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFG. Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor do Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Goiás. Diretor da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Coordenador do GT07 da ANPED “Educação de Crianças de 0 a 6”. Diretor da ANPAE Goiás. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura e Educação na Infância. Atua na linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura e tem como objeto de estudo os processos educativos e culturais na infância e da criança em contextos da Educação Infantil e em outros espaços institucionais.

Pesquisadores/as

Rodrigo da Paixão Pacheco

PUC Goiás

Doutorando em Educação, Mestre em Serviço Social, bacharel em Administração e Direito, todos pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) Estuda temáticas sobre gênero e diversidade na educação infantil.

Clemerson Elder Trindade Ramos

SME de Goiânia e Aparecida de Goiânia

Professor Criancista, pesquisador da docência masculina na Educação infantil, bem como: estudos sobre tempo, espaços e relações na educação infantil e estudo sobre os pressupostos da Pedagogia da Infância.

Daniela Maroja Ribeiro

PUC Goiás

Interesse e foco de estudo voltados especialmente para as questões de Minorias e Alteridades; Educação, Subjetividade e Famílias (conjugalidades e homoparentalidades) em seus atravessamentos intergeracionais; Sociologia da Infância com foco nas culturas, participação, competência, cidadania, autonomia e visibilidade da/na Infância.

Sheila Santos Carvalho Ribeiro

Faculdade Serra da Mesa

Doutoranda em Educação. Mestrado em Ciências da Religião. Pedagoga e Psicopedagoga. Atualmente Diretora Acadêmica, Docente e Procuradora Institucional da Faculdade Serra da Mesa. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior. Linha de Pesquisa do doutorado: Educação, Sociedade e Cultura. Interesses: Educação. Educação Superior. Estuda os Sentidos e Significados sobre o Corpo e sobre a Deficiência para crianças. Infância e corporalidade.

Roberta Valéria Guedes de Lima

PUC Goiás

Doutoranda em Educação pela PUC Goiás. Possui mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2010), com foco na Gestão de Instituições de Ensino Confessionais. Especialista em Psicopedagogia pela UniPROJEÇÃO. Especialista em Gestão de Processos Acadêmicos pelo UniProjeção – DF. Especialista em Tecnologia Educacional pela PUC-PR e UCB; Especialista em Gestão Educacional pela Funiversa-UCB. Foi professora e coordenadora da Pós-Graduação da Faculdade Projeção, parceira da Vestconcursos nos cursos de Gestão Pública, Direito Público, Direito Penal e Direitos Indisponíveis. Tem experiência como gestora na área de Educação, com ênfase em Orientação de TCC de Educação, Administração e Direito. Membro do Fórum Nacional de Educação. Discute temáticos sobre o Homeschooling, direito à educação.

Vilma Ribeiro de Almeida

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins

Professora EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Tocantins, mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC Goiás e doutoranda em Ensino no Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES. Estuda a relação entre movimentos sociais e infância, participação e protagonismo infantil.

Neuza Borges de Oliveira

SME de Goiânia - CMEI Domiciano de Faria

Pedagoga, formada pela UFG e atua na educação desde 1998. Nesse período assumi algumas funções: professora do Ensino Fundamental, professora da Educação Infantil, coordenadora de turno, apoio técnico pedagógico, coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica na Educação Infantil, função atual que exerço atualmente. Efetiva na RME de Goiânia desde 2003. Estuda a infância e suas múltiplas especificidades e diferenças. Estuda os contextos institucionais e outros espaços educativos voltados para a criança.

Fabiane de Oliveira Cordeiro

Professora de Rede Estadual de Goiás

Mestra em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica – PUC- Goiás (2018), Especialista em Arte terapia pela Universidade Potiguar (UNP-RN -2003) e Psicopedagogia pela Universidade Católica de Goiás (PUC/GO – 1999). Graduada em Pedagogia pela Fundação de Ensino Superior (ULBRA- ITUMBIARA- GO – 1993). Pesquisadora (colaboradora) do GEPCEI – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Educação e Infância – MEC/CNPQ – Projeto: O que as crianças pensam sobre o mundo? Professora Efetiva da Secretaria de Estado de Educação de Goiás desde 1999, com experiência em formação de professores. Estuda temáticas ligadas à relação família e instituições de educação infantil. 

Suelene Maria dos Santos

Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2020). Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás (2015). Especialista em Psicopedagogia em educação infantil e séries iniciais (2010). Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2009). Professora efetiva há 19 anos. Estuda a educação infantil indígena, a cultura da infância, as relações geracionais.

Luciene Aparecida Pinto Costa Pereira

Centro Universitário de Mineiros/GO - Unifimes

Doutorado em Educação (PUC Goiás). Mestrado em Educação (UFG). Licenciada em História e Pedagogia. Atualmente docente do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Mineiros-GO (Unifimes) e coordena a Brinquedoteca Universitária. Experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Básica e Ensino Superior. Linha de Pesquisa do doutorado: Educação, Sociedade e Cultura. Interesses: Educação Infantil. Bebês em suas agências sociais. Desemparedamento da infância.

Déborah Oliveira Santos

Mestranda na PUC Goiás

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atuação profissional na área da Educação Infantil e EAJA. Interesse pelo campo da Filosofia da Infância e Indústria Cultural Infantil.

Simone Cristina Teixeira dos Santos Martins

Rede Municipal de Goiânia

Sou graduada em Pedagogia, com especialização na Educação Infantil, participante do Grupo GEPCEI. Professora efetiva na Rede municipal de Goiânia. Atualmente Diretora do CMEI Domiciano de Faria. Tem interesse em estudos sobre o protagonismo infantil e os processos auscultação da criança: sua voz e vez, bem como a questão dos direitos.

Luana Ferreira Borges

Centro Universitário Unifasam - Faculdade Integra - SME Goiânia

Possui graduação em Pedagogia – Faculdades Integradas de Cassilândia (2005) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Atualmente é professora da Faculdade Sul-Americana, professora da Prefeitura Municipal de Goiânia e professora da Faculdade Integrada de Goiás. Membra do GEPCEI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, lúdico, educação nova, manifesto dos pioneiros da educação e rotinas educação infantil.

Cláudia Regina Vasconcelos Bertoso Leite

SEDUC e UEG

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2001), Especialização Lato-Sensu em Orientação Educacional (2004), Psicopedagogia (2005) e Educação e Tecnologias (2007), Mestrado em Educação, Linguagem e Tecnologias pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, 2014) e doutoranda em Educação, programa Dinter – PUC Goiás/Fasem Uruaçu. Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação de Goiás e da Universidade Estadual de Goiás – UEG Uruaçu – curso de Pedagogia. Atua como professora regente na educação básica e, no ensino superior, em disciplinas de prática de ensino, educação infantil e educação, comunicação e mídias. Coordena o projeto de Pesquisa sobre educação do/no campo, criança e cultura digital. Estuda temáticas sobre cultura digital e ação social das crianças.

Pabliny Heloysa Batista Mariano

Colégio Integrado Kids

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017), especialização em Neuropsicopedagogia, cursando especialização em Alfabetização e Letramento. Tem experiência na área de Educação, com ênfase, nas crianças como sujeitos de direitos. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Direito Infantil, Educação Infantil, Protagonismo Infantil e História da criança.

Priscila Rodrigues Nonato

Discente Doutorado em Educação PUC Goiás

Graduação em Serviço Social e Mestrado também em Serviço Social pela PUC Goiás. Tem interesse em estudos sobre os impactos da pandemia e a questão das ações articuladas na relação educação-assistência, bem como o papel de atuação dos Conselhos Tutelares na proteção das crianças e suas infâncias.

Daniella Borges de Faria Vasconcelos

CMEI Setor União e CEPAE / UFG

Pesquisadora, professora e estudiosa da Educação Infantil. Atualmente mestranda no CEPAE / UFG com a temática de literatura. Desde 2016 atuo como gestora do CMEI Setor União, buscando realizar um trabalho com qualidade e excelência na Educação Infantil. Tem interesse em temáticas ligadas à literatura infantil, bem como o lugar da leitura na educação infantil.

Patrícia Marciano Costa de Almeida

SME Goiânia

Pedagoga, especialista em Educação Infantil e Alfabetização, com ênfase em formação de professores. Tem interesse nos estudos sobre tempos, espaços, aprendizagens e relações no cotidiano da educação infantil.

Adriane Camilo Costa

PUC Goiás /. SME Goiânia

Professora na PUC Goiás, desde 2011 e Apoio Técnico-Professor na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (desde 2008), na qual atuou com professora no Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e na Formação Continuada de Professores. Possui Graduação em Artes Visuais – Licenciatura, pela Universidade Federal de Goiás (conclusão: 2006), Especialização em Cinema e Educação pelo IFITEG (conclusão: 2010), Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (conclusão: 2009), Doutora em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (conclusão: 2019). Na PUC Goiás, atua como professora nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas, e como designer Institucional nos Cursos a Distância na Coordenação de Educação a Distância (Cead). Tem experiência em Artes Visuais, com ênfase em: Cultura Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Arte-Educação, Cinema e Educação, Formação de Professores e Educação a Distância.

Raimundo Nonato Nascimento Junior

Faculdade Latino Americana, FLA

Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC Goiás), com o tema Educação e Diversidade Étnico Racial, orientador Dr. José Maria Baldino. Possui graduação em DIREITO pela Universidade de Rio Verde (FESURV/2004), com o tema A Ressocialização do Recluso Após o Cumprimento da Pena. PESQUISADOR do Grupo de Pesquisa sobre Cultura e Educação na Infância (GEPCEI). PROFESSOR de Direito Civil, Introdução ao Estudo do Direito e Núcleo de Prática Jurídica, tem experiência em Direito Processual e Direito Civil. COORDENADOR de execução de concursos. AUTOR DOS LIVROS: Educação, Escola e Diversidade Étnico-Racial, A Ressocialização do Recluso, Crônicas e Pensamentos, Coração Valente. Estuda temáticas ligadas à questão do direito e a rede de proteção da criança, bem como o movimento neoliberal e a desconstrução dos direitos das crianças.

Jussara Leite da Silva Rocha

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Graduada em Pedagogia e especialização em “Métodos e técnicas de Ensino. Atuo como professora formadora da Secretaria Municipal de Educação – Goiânia, SME, Brasil. Colaboradora desde 2015 do GEPCEI – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Educação e Infância. Tem interesse em temas como espaço, tempo, relações, materiais e conhecimento na educação infantil.

MAYARA MARCE GUIMARAES

Secretaria Municipal de Educação

Pedagoga pela UEG, pós graduada em metodologia pela UFG, participante do GEPCEI, trabalhando na SME desde 2011 o qual já vivenciei funções como professora de ensino especial, apoio pedagógico, direção e atualmente estou como apoio técnico administrativo. Amante das crianças e infâncias e mãe de dois bebês, sendo um de três anos e uma de um ano. Tem interesses nos estudos da pedagogia da infância e a promoção de uma educação infantil de qualidade socialmente referenciada.

Nara Núbia Alves da Costa Fonseca

Rede Educação Privada

Atualmente trabalha em uma Rede de Educação privada, sendo diretora de 987 alunos do Fundamental ao Ensino Médio. Tem interesse em estudos sobre os impactos da pandemia nos processos de escolarização das crianças, bem como as temáticas do direito, das instituições educacionais voltadas para promoção integral das crianças.

Adriana Aparecida Rodrigues da Silva

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Mestre em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação da Pontifícia da Universidade Católica de Goiás (2015) – Linha de Pesquisa Educação Sociedade e Cultura. Graduada em Pedagogia (1999) e Especialista em Educação Infantil (2010) pela Pontifícia da Universidade Católica de Goiás. Pesquisadora (colaboradora) do GEPCEI – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura, Educação e Infância MEC/CNPQ e do Projeto O que as crianças pensam do mundo. Desde 2008 é concursada da Rede Municipal de Educação de Goiânia, atualmente atua como professora formadora na Gerência de Formação dos profissionais da Educação da Rede Municipal de Educação de Goiânia (GERFOR). Pesquisa e estuda os seguintes temas: Infância, criança, participação, direitos das crianças, prática pedagógica, roda de conversa, formação inicial e continuada dos profissionais da educação.

Luciana Paiva dos Santos

Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Goiás. Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Linha de Pesquisa Educação Sociedade e Cultura. Estudiosa das crianças e suas infâncias, da arte e da formação continuada docente.

Fabiana Ferreira dos Santos

CMEI Atheneu Dom Bosco

Formada pela PUC Goiás no curso de pedagogia. Atuo na Rede Municipal de Goiânia, desde 2008. Trabalho numa instituição de Educação. Infantil. Pós Graduada Educação Inclusiva pela FABEC. Tem interesse em estudos educação antiracista, cultura negra na infância e sobre os tempos, espaços, relações na Educação Infantil.

Priscilla Bezerra da Silva

SME de Goiânia

Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Graduação em Pedagogia. Tem interesse nos estudos sobre o brincar na educação infantil: tempo, espaços, relações e aprendizagens na cultura do brincar.

Beatriz Almeida Santiago Santos

Pedagoga. Tem interesses nas áreas de estudos da criança e educação infantil com foco na questão dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Aline Magioni Maróstica Mariano

Efetiva no UNICERRADO

Professora do Ensino Superior com formação inicial em Licenciatura plena em Educação Física, mestrado em educação e estudos continuados sobre as temáticas do corpo, crianças e infâncias, estética.

plugins premium WordPress